A ameixa umeboshi é um alimento muito especial, de sabor salgado e ácido. São muito ricas em ácido cítrico, em ferro e em vitamina C. Foram chamadas ameixas por causa do seu sabor fortemente ácido, que deriva do fato de serem colhidas ainda verdes. A planta originária da China, foi introduzida no Japão há pelo menos 1300 anos. As umeboshi são fermentadas com sal. A fermentação láctica a que são submetidas permite-lhe umas conservação de vários anos. São alimento, tempero, condimento e remédio tradicional no Japão.
Sendo um fruto, possuem uma natureza muito yin. Ao adicionar-lhes sal e ao submetê-las a pressão durante muito tempo, adquirem também características muito yang, e é esta a grande polaridade contida em cada ameixa, ou seja, esta fusão de energias opostas e complementares, que faz das umeboshi um remédio caseiro com aplicações muito vastas. Quanto mais longo for o processo de fermentação, mais apuradas ficam as propriedades das ameixas.
O uso regular de produtos fermentados por processos naturais, como o miso, as umeboshi e os picles, contribui para o fortalecimento dos intestinos, já que enriquece a flora intestinal, para o reforço da imunidade e contribui para o equilíbrio geral do organismo.
Trecho retirado do livro Remédios Caseiros, de Francisco Varatojo.
Comentários
Postar um comentário