Pular para o conteúdo principal

FARINHA DE COCO



A moda está chegando ao Brasil agora, mas o estudo mais abrangente sobre o assunto, publicado na revista Innovative Food Science and Emerging Technlologies, já dava a dica em 2006: os pesquisadores descobriram que a farinha de coco diminui o índice glicêmico dos alimentos e controla os níveis de colesterol das pessoas que comem sem impedir a absorção de outros nutrientes. Vendido em lojas de produtos naturais, o produto pode ser consumido acompanhando frutas, iogurte, vitaminas e até mesmo em receitas, como substituta da farinha de trigo. Entenda como ela age no organismo e aproveite os seus benefícios:

Melhora a saciedade
O nutrólogo Wilson Rondó, da Associação Brasileira de Nutrologia, de São Paulo, explica que as fibras respondem por 70% da composição da farinha de coco, quatro vezes mais que o farelo de aveia, por exemplo. Essa alta concentração deixa a digestão mais lenta e gera mais saciedade. "Ao ser digerido, o farelo de coco forma um bolo no estômago, fator que também contribui para adiar a fome", afirma o especialista. "Você pode associar o farelo a frutas e ele irá retardar a digestão do prato como um todo, potencializando seu lanche."

Não contém glúten
A farinha de coco não contém glúten, sendo indicada para pessoas que têm intolerância ao glúten ou doença celíaca. "Ela pode ser acrescentada a receitas de bolos, pães e tortas que geralmente seriam feitas com farinha de trigo, sem causar prejuízos ao sabor ou à composição do prato", diz o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo.

Ajuda no controle do diabetes
Segundo uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Instituto de Pesquisa sobre Alimentos e Nutrição das Filipinas, publicada em 2006 na revista Innovative Food Science and Emerging Technlologies, o índice glicêmico dos alimentos diminui quando eles são consumidos com a farinha de coco. Isso acontece porque o farelo contém fibras de lenta absorção que, ao serem digeridas, liberam açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose e consequentemente ajudando no controle do diabetes. "Ao associar a farinha de coco com outros alimentos de alto índice glicêmico, como batatas, você estende os efeitos da lenta absorção a esses pratos também", afirma Israel Adolfo.
Melhora o trânsito intestinal
O farelo de coco possui fibras que servem de alimento para a flora intestinal, ajudando a estimular o crescimento de bactérias boas para o aparelho, fazendo com que ele funcione melhor. "A farinha regula a digestão e é uma boa pedida para pessoas que sofrem com intestino preso", diz o nutrólogo Wilson.

Fortalece a imunidade
O crescimento da flora intestinal benéfica proporcionado pelo farelo irá melhorar o funcionamento do intestino, e consequentemente ajudará na imunidade. Com esse sistema trabalho a todo vapor, nosso organismo irá combater com mais eficiência as bactérias ruins que entram pelo nosso corpo por meio da alimentação. "Além disso, o contato das fibras da farinha com a flora intestinal produz ácidos graxos de cadeia curta e triglicérides de cadeia média, que irão estimular o sistema de defesa como um todo", afirma Wilson Rondó.

Controla o colesterol
O estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa das Filipinas também descobriu que as fibras dietéticas provenientes da farinha de coco ajudam na redução do colesterol total, do colesterol LDL e dos triglicérides de pessoas com níveis moderadamente elevados. Para entender a ação da farinha de coco na redução dessa substância, Israel explica que muito do colesterol presente no nosso corpo é produzido pelo próprio fígado, para atuar na digestão de gorduras, e também é chamado de sal biliar. "Depois de ser usado na digestão dos alimentos, esse sal volta para o fígado, onde deve ser reabsorvido para produzir uma nova bile", diz o especialista. No entanto, se a flora intestinal não estiver funcionando como deveria, ele não é absorvido e vai para a corrente sanguínea, elevando os níveis de colesterol no sangue. "Por ajudar a flora intestinal a funcionar melhor, a farinha de coco melhora indiretamente essa absorção do sal biliar, impedindo que ele se acumule no sangue e controlando suas taxas."

Acelera o metabolismo
Se consumida diariamente, a farinha de coco pode acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético e favorecendo o emagrecimento. "Os triglicérides gerados pela digestão da farinha irão estimular o funcionamento da glândula tireoide, que está diretamente ligada ao bom funcionamento do metabolismo", afirma Wilson Rondó. Isso fará com que nosso corpo gaste mais calorias ao longo do dia, ajudando na luta contra a balança.
Não impede a absorção de outros nutrientes
Ao contrário da fibra presente em outras farinhas e farelos, a fibra do coco não impedirá a absorção de certos minerais, fazendo com que eles sejam mais bem aproveitados pelo organismo. "Algumas fibras, ao serem digeridas, sequestram esses minerais e impedem sua absorção pelo organismo, efeito que não acontece com a farinha de coco", diz Wilson Rondó. A absorção de cálcio é uma das mais beneficiadas pela ingestão de farinha de coco, o que irá ajudar no fortalecimento dos ossos e dentes e a prevenir doenças como osteoporose.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTOS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE - Pão do Fred

O glúten é uma proteína não-essencial, presente em alguns cereais como trigo, centeio, cevada e aveia.  Dependendo do grau de intolerância do organismo, pode provocar inflamações que geram inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar essa substância da dieta elimina esses problemas e ainda pode contribuir para a perda de peso. Temos diversos tipos de pães, torradas, bolos, massa para pastel (resfriada), pizzas e lasanhas (congeladas), além de  farinhas de arroz e rosca, para você fazer em casa sua própria receita.  Todos os produtos FRED são livres de glúten, não havendo possibilidade de "contaminação cruzada" entre as linhas de produção, já que não são manipulados qualquer produto com glúten na fábrica.

SF 10 - SUPER FARINHA - André Resende

Propriedades:  A SUPER FARINHA SF-10 é uma mistura de ingredientes rica em nutrientes como: fibras e colágeno, ideal para pessoas que buscam uma alimentação equilibrada. É um excelente alimento para substituir uma refeição leve, como, por exemplo, o café da manhã, lanche da tarde ou jantar em períodos de dietas para controle de peso. Não contém adição de açúcar - é adoçado com sucralose. Ingredientes:  Fibra de soja, farelo de trigo, farinha de linhaça, polidextrose, inulina, poupa de ameixa, poupa de mamão papaya, colágeno hidrolisado, aromas canela e gengibre, sucralose. Peso Líquido:  Pote com 400g Sugestão de consumo:  Coloque 02 colheres de sopa (20g) de SUPER FARINHA SF-10 em um copo (200ml) de água, leite desnatado ou de soja, iogurte natural ou suco de frutas. Se preferir bata no liquidificador com frutas de sua preferência. Experimente adicionar ao chocolate quente em dias frios. Também pode ser utilizada no preparo de pães, bolos, biscoit...

LOJA DE PRODUTOS NATURAIS

Rua Santa Catarina 83- Centro - São Caetano do Sul - SP - 11 42217030 Compre também pelo site www.sacolinhanatural.com.br